domingo, 6 de maio de 2012

I Workshop de aplicações das geotecnologias na análise ambiental

Recentemente a temática ambiental tem ganhado proeminência no meio acadêmico e na mídia e o campo das geotecnologias é a área de fundamental importância para as modernas análises ambientais, considerado responsável pelo enriquecimento das análises dos fenômenos ambientais e alicerçado em contexto dos paradigmas modernos de análises sistêmicas e da interconectividade ambiental.

Compreendendo a potencialidade das geotecnologias, a emergência da temática ambiental e a possibilidade de complementação de lacunas importantes que existem ainda hoje no arcabouço metodológico da área ambiental é que propomos o presente evento: I Workshop de Aplicações das Geotecnologias na Análise Ambiental, a realizar-se nos dias 26 e 27 de Junho de 2012 nas dependências do Instituto Virtual de Mudanças Globais. 

Objetivos:

O objetivo central deste evento esta na construção de um ambiente favorável para compartilhar idéias, conceitos e práxis da aplicação das geotecnologias na área ambiental, permitindo a consolidação teórico-metodológica e discussão do estado da arte e evolução dos conhecimentos da geotecnologia na análise do ambiente. Além disso, apresentam-se como objetivos específicos:

- Avaliar a produção e evolução das técnicas da geotecnologia aplicadas à análise ambiental;
- Discutir o papel da Geotecnologia como instrumento de ordenamento Territorial, Ambiental e de Políticas Públicas;
- Divulgar procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa básica e pesquisa aplicada;
- Sistematizar e promover a divulgação do conhecimento produzido nas áreas afins;
- Incentivar a reflexão epistemológica em Geotecnologias,
- Promover a criação e/ou fortalecimento de redes de pesquisa e cooperação científica em Geotecnologias;

Eixos Temáticos:

Eixo temático I: Cartografia Moderna e Perspectivas para as Geotecnologias
Temática: A evolução da Cartografia e das técnicas cartográficas com a introdução das geotecnologias; novos softwares; novas aplicações; espaço e limites de atuação; Sensoriamento Remoto e Imagens Orbitais - o que esperar?; especulações e perspectivas para o setor nos próximos anos.

Eixo temático II:
Geotecnologias e a Esfera Pública: Gestão e o Planejamento
Temática: A aplicação das Geotecnologias nas esferas administrativas; as perspectivas de análise e aplicação dos diferentes fenômenos para a gestão do território brasileiro em escala multivariada; importância, realidade, dificuldades e perspectivas.

Eixo temático III: Abordagens Ambientais e Geotecnologias: Conceitos e Práxis
Temática: Aplicações das Geotecnologias para compreensão, monitoramento, controle e gestão ambiental; Análise moderna do espaço na perspectiva sistêmica; As vulnerabilidade e os riscos; Novas formas de compreensão dos fenômenos ambientais.

Eixo temático IV: Cenários Ambientais e Geotecnologias: Possibilidades e Perspectivas
Temática: A aplicação das Geotecnologias para a compreensão e previsão da evolução ambiental; Possibilidades de modelagem na atualidade; A modelagem climática; A cenarização e modelagem ambiental; exemplos e metodologias.

Programação Preliminar em: IWGAAA-Cronograma

Minicursos:

Minicurso I: Introdução ao GPS (2 horas)
Ementa: Este mini-curso tem como objetivo esclarecer e definir o sistema GPS, apresentando as funcionalidades, limitações do sistema. Além disso visa orientar sobre sua utilização, com vistas a sua aplicação em diferentes atividades, dentre elas entretenimento, navegação, sensoriamento remoto, meio ambiente, trabalhos de campo, entre outros.
Instrutor: Cynara França


Minicurso II: Análise Multicritério da Informação Geoespacial (2 horas)
Ementa: Este mini-curso enquadra-se na proposta metodológica para análise combinada de indicadores sócio-ambientais, utilizando da temática do Turismo Sustentável em áreas rurais como plano de fundo, com o qual elaborou-se um roteiro metodológico para identificação da vocação turística a partir de indicadores sócio-ambientais, cuja função é gerar análises quantitativas e qualitativas que viabilizem a identificação da vocação turística por setor censitário, gerando classes de áreas considerando as seguintes tipologias: Turismo Ecológico, Turismo de Aventura e Turismo Histórico-Cultural.
Esse tem como foco obter análise detalhada de indicadores sócio-ambientais e geográficos, assim como a análise da vocação turística, por setor censitário. A metodologia desenvolvida nesse curso pode ser aplicada a qualquer outro municipio da Unidade da Federação com especificidades semelhantes e pode ser considerado como uma ferramenta potencial de gestão pública, principalmente para Secretarias de Turismo e Cultura, auxiliando na tomada de decisão.

Instrutor: Kátia Góes


Inscrições Gratuitas em: Formulário de Inscrição
Inscrições até 15 de Junho
Informações: iwgaaa.2012@gmail.com


Coordenação Geral : Kátia Góes e Antonio Carlos Oscar Júnior
Comissão: Amanda Gatto, Artur Willcox, Cynara França
Agradecimentos: Beatriz de Matos Alves Pinto e Equipe GEOPRO
Apoio: IVIG/COPPE/UFRJ

I WORKSHOP DE APLICAÇÕES DAS GEOTECNOLOGIAS NA ANÁLISE AMBIENTAL
Realização: GEOPRO - Instituto Virtual de Mudanças Globais (IVIG) - COPPE/UFRJ
Prédio anexo ao Centro de Tecnologia

Rua Pedro Calmon, S/Nº - Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro-RJ CEP: 21945-970
Tel.: (55) (21) 2562-0212 ou 2652-8259
Fax: (55) (21) 2562-8258

0 comentários:

Postar um comentário