segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Projeto 1: Mapeamento do Uso e Cobertura do Solo baseado em classificação de imagem orientada a objetos na Bacia Hidrográfica do Rio São João – Rio de Janeiro – Brasil

Objetivo Geral

Geração de mapa de uso e cobertura do solo em escala de 1:50.000 na Bacia Hidrográfica do Rio Sâo João - RJ (BHRSJ), baseado em classificação orientada a objeto, utilizando uma imagem landsat 5 (TM) do ano de 2010.

Objetivos Específicos

- Contribuir na busca dos melhores métodos e descritores para a classificação de usos e coberturas do solo na BHRSJ.
- Compreender a atual configuração e distribuição espacial dos diferentes usos e coberturas do solo sobre a BHRSJ, buscando padrões de distribuição espacial e condicionantes à presença de fragmentos naturais ou atividades antrópicas.
- Quantificar os diferentes usos e coberturas existentes sobre a BHRSJ, apresentando os resultados em mapas, gráficos e tabelas.

Atividades do Bolsista

O bolsista estará envolvido em todas as etapas do Uso e Cobertura do Solo baseado em classificação de imagem orientada a objetos na Bacia Hidrográfica do Rio São João, ampliando seus conhecimentos no uso das ferramentas de geoprocessamento e na compreensão dos mecanismos responsáveis pela alteração da paisagem. Além da grande demanda por profissionais capacitados para o uso das ferramentas de geoprocessamento, a possibilidade de planejamento e execução de trabalhos ligados a essa temática traz a tona discussões e reflexões sobre assuntos que são abordados em diferentes disciplinas, complementando de forma bastante enriquecedora a formação dos alunos envolvidos na pesquisa.

Atividades e cronograma

- Georreferenciamento de a cena landsat 5 para a BHRSJ a partir de cenas Spot 5 já georreferenciadas. (Março e Abril de 2011)
- Criação de projeto de classificação no Definiens com a importação das imagens e outros mapas temáticos (ex: Mapa de relevo). (Maio de 2011)
- Segmentação (Maio de 2011)
- Geração dos modelos de classificação da imagem (Junho, Julho e Agosto de 2011)
- Pré-classificação (Agosto de 2011)
- Edição e classificação final (Agosto de 2011)
- Geração dos layouts finais (Setembro de 2011)
- Interpretação dos Dados e Geração dos Resultados Finais (Outubro, Novembro e Dezembro de 2011)
- Publicação dos resultados finais (Outubro, Novembro e Dezembro de 2011)

0 comentários:

Postar um comentário